domingo, 1 de junho de 2014

PONTE RODOVIÁRIA CARVALHO BRITO.

Hoje, quando os patrocinenses conscientes pedem cuidados especiais com a Ponte Carvalho Brito, isso se justifica pelo esforço histórico que antigos moradores fizeram para conquistá-la. Em 1906 fortes chuvas fizeram ruir a ponte de madeira do Ivaí. Essa, descendo a correnteza, destruiu a ponte de madeira que ligava Patrocínio a outras cidades. Moradores se reuniram para decidir o que fazer. Entre eles estavam o Cel. Telêmaco Pompei, o Comendador Manoel Martins Lisboa, o Professor Fenelon, entre tantos nomes ilustres. Uma comissão foi até a capital do Estado pedir auxílio ao Governador João Pinheiro que prontamente os recebeu. Meses depois chegaria da Bélgica por navio e pela Estrada de Ferro Leopoldina todo o material para a construção da ponte metálica. Estiveram a cargo da construção os engenheiros Adolfo Correa Pinto e Titto de Mattos. A ponte ficaria pronta em 1908, com direito a presença do Governador na cerimônia de inauguração. Na foto vemos a chegada ainda com casas dos dois lados da estrada.
(Comendador Manoel Martins Lisboa e família, um dos moradores ilustres que se mobilizou para conseguir a ponte metálica junto ao Governador de Minas da época. Foto de 1915.
Durante muitos anos, o piso da Ponte Rodoviária Carvalho Brito foi de madeira.
 Em 1972 o piso cedeu e sua estrutura metálica entortou, pedindo reformas. As obras aconteceram no mandato do Prefeito Zizinho, com presença de representante do Estado na sua mais famosa reforma e reinauguração. O Governador da época era o Sr. Aureliano Chaves. A ponte ficou pronta em 1976.
Ponte Carvalho Brito em 2010

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