domingo, 1 de junho de 2014

A MÚSICA EM PATROCÍNIO DO MURIAÉ

Pelo conjunto de fotos que veremos a seguir, fica claro que a tradição musical sempre esteve presente ao longo da nossa história. A primeira fotografia é de uma orquestra da qual não temos o nome, e foi tirada em 22 de fevereiro de 1890.
Temos aqui a foto da Orquestra Sinfônica de Patrocínio, tirada em 1904. Também um raro registro fotográfico do Maestro José Augusto da Silveira, que no futuro fundaria a Lira 10 de Maio. (o primeiro em pé, à direita na foto).
A Maestrina Nogueira foi regente do Conjunto Santa Cecília, e de vários corais de crianças ao longo da sua vida.

A Sra. Regina Lisboa ao longo da sua vida atuou na parte musical das missas católicas. “Não havia missa sem ela!” É o que dizem seus contemporâneos.
 Lira 10 de Maio, fundada pelo Maestro José Augusto da Silveira (Juquinha Piau) em 10 de maio de 1931. Depois foi regida pelo seu filho, o Maestro Waldir da Silveira.
Na foto a seguir vemos a Banda 5 de Novembro, da cidade vizinha Laje do Muriaé, em visita a nossa cidade.
A Cabana Chaparral foi palco de muitas apresentações de conjuntos da região, mas sem dúvidas o Conjunto Arranha Céu da nossa cidade foi o que mais saudades deixou.
Desde 2013 temos a Escola de Música da Prefeitura de Patrocínio do Muriaé e a Banda Maestro José Augusto da Silveira, mantendo essa tradicao musical da cidade. Na foto vemos a banda prestando sua homenagem ao Centenário do Maestro Waldir da Silveira, no dia 10 de maio de 2014. Regência do Maestro Claudio Mercês.
O Prefeito Municipal entregando flores para o Maestro homenageado.
O Secretário de Cultura Christian Petrizi conduzindo a cerimônia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário